Compreenda Como Funciona o Catabolismo

Saiba tudo sobre o seu corpo e o que é necessário para ele funcionar!


Você deve estar se perguntando: Afinal, o que é catabolismo?” , “Qual a função do catabolismo?” e nesse texto você irá compreender tudo sobre seu corpo, como ele funciona diariamente. Bom, mas a primeira coisa fundamental a saber é sobre o metabolismo. Você sabe o que é metabolismo?

Metabolismo é o sistema energético do nosso corpo, responsável por várias reações bioquímicas que nos mantém vivos. Esse sistema é constituído por mais dois, chamados catabolismo e anabolismo.

A função anabólica é responsável por sintetizar nutrientes e pela formação de tecidos, como o adiposo e o muscular. Já a catabólica é encarregado de destruir tecidos a fim de gerar energias. O processo também ocorre nos mesmos tecidos.

Um processo depende do outro para acontecer, eles trabalham em união o tempo todo, não sendo possível estar apenas em um estado fisiológico.

Para o anabolismo acontecer, é necessária a ação catabólica para as reações celulares funcionarem.

Qual A Função Do Catabolismo

Função do Catabolismo

Agora que você entendeu o processo metabólico e descobriu como seu corpo funciona, é hora de ir mais a fundo e saber ainda mais sobre o catabolismo e sua função a nível celular e anatômico.

O catabolismo consiste na quebra de tecidos orgânicos para gerar ATP e assim seu corpo conseguir realizar respiração das células para te manter vivo. Ele é necessário para essa função, mas, caso haja algum desarranjo ou excesso de exercícios, esse processo por se tornar prejudicial ao corpo e fazer com que você tenha uma perda muito extensa de gordura e músculos.

Para os amantes de musculação, ele é um processo necessário para o ganho de massa muscular, porém para obter benefícios, é necessário alguns fatores para que o processo inverso, o anabolismo seja feito e todos os nutrientes consumidos possam entrar no processo de reposição muscular e assim, atingir os objetivos e ter um bom desempenho e crescimento.

Com o desenvolvimento muscular, devem andar: Uma boa e rica alimentação, um nutricionista nesse caso é o mais indicado pois irá saber ao certo todas as suas necessidades nutricionais.  Noites de sono adequadas, já que é durante a noite que seu corpo repõe tudo que foi perdido com o catabolismo e evitar o estresse, pois ele libera o cortisol, um hormônio responsável pela oxidação celular e ainda traz o mau humor como brinde.

Se você unir todos esses processos, eu garanto a você que será muito difícil ter uma maior relevância do catabolismo no seu corpo.

As Mudanças Físicas Que Podem Ocorrer

Caso o seu corpo tenha algum desarranjo metabólico ou você deixe de se cuidar de maneira correta, a consequência física que pode ocorrer é a perda drástica de tecidos musculares em primeiramente e depois a falta de gordura corporal, causando assim uma aparência magra e fraca. Outras doenças e sintomas podem aparecer devida a falta de fonte energética como cansaço, desmaios e fraqueza. Por isso, é importante comer regularmente.

Caso você coma demais, irá ter nutriente demais para necessidade de menos, seu corpo irá entender isso e começará a estocar tudo isso, dai vem o aumento de peso como consequência dessa má alimentação.

Qual A Função Do Catabolismo? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também:

Qual A Função Do Catabolismo

Compreenda Como Funciona o Catabolismo
5 (100%) 2 votes




  • Parabéns pelo Conteúdo! Estava mesmo procurando por esse assunto.

    • Nós é que agradecemos o seu feedback, Carlos! Continue acompanhando nossos conteudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *