Saiba Como Voce Pode Ter Rompido O Ligamento Do Joelho

Fique atento aos sinais que seu corpo te dá!


Você se pergunta: como saber se rompi o ligamento do joelho? Então quer dizer que você sente fortes dores no seu joelho? Já tem um tempo que está assim, não é? E você não sabe mais o que fazer para aliviar a dor intensa e aguda que ao longo dos dias vem limitando os seus movimentos e qualidade de vida?

Nessa hora, é comum começarmos a pensar um milhão de coisas, desde fraturas a rompimento dos ligamentos. Será que isso realmente está acontecendo com você. Está se perguntando: “Como saber se rompi o ligamento do joelho?” Não se preocupe mais, pois nesse artigo você irá entender e descobri o que está havendo no seu corpo.

Como Saber Se Rompi O Ligamento Do Joelho
Como Saber Se Rompi O Ligamento Do Joelho?

Como Funciona O Seu Joelho?

Para saber como ocorrem as lesões, é bom ter noção básica da anatomia do joelho, que, tem um funcionamento bem complexo uma vez que ele precisa ser firme e estável para sustentar o peso corporal e aguentar os impactos do dia-a-dia, mas, deve ser flexível e leve para que você possa ter mobilidade suficiente.

O fêmur, tíbia, fíbula e patela são ligados pelas seguintes estruturas:

  • Ligamentos: É como uma corda cuja sua função é dar estabilidade e resistência ao joelho, conectando ossos dentro das articulações.
  • Ligamento Cruzado Anterior: Previne o excesso de movimento anterior da tíbia em relação ao fêmur.
  • Ligamento Cruzado Posterior: Previne o excesso de movimento posterior da tíbia em relação ao fêmur.
  • Ligamento Colateral Medial: Evita que a parte media do joelho seja afetada por forças aplicadas nas laterais do joelho.
  • Ligamento Colateral Lateral: Evita que o joelho seja lesionado enquanto dobramos o joelho.
  • Meniscos: São elementos fibrocartilaginosos presentes nas articulações dos joelhos. Eles têm função de lubrificação entre um osso e outro para que não haja nenhum tipo de atrito e inflamações.
  • Menisco Medial: Se anexa ao ligamento colateral medial do joelho. Ele é mais propenso a sofrer lesões.
  • Menisco lateral: está localizado na porção mais externa do joelho e tem uma forma circular quase fechada.

Como Ocorrem As Lesões do Ligamento do Joelho?

Como Saber Se Rompi O Ligamento Do Joelho

A lesões do ligamento do joelho são relativamente comuns. A maior deles se devem a traumas como acidentes automobilísticos e a esportes como lutas e futebol. A lesão do ligamento cruzado posterior é menos comum do que a do ligamento cruzado anterior.

Ele está localizado na parte de trás e conecta a parte de trás do fêmur com a parte de trás da tíbia. Sua função é parecida com a de um estabilizador primário do joelho e o principal controlador de quanto a tíbia se move pra trás em relação ao fêmur. De maneira semelhante ao cruzado anterior, o LCP é constituído de duas faixas de tecido em forma de feixes.

Já a lesão do ligamento cruzado anterior estiramento ou ruptura das fibras do ligamento cruzado anterior. A lesão pode acontecer de forma completa ou parcial.

Na ruptura parcial há grandes chances de cicatrização e recuperação, mas quando acontece completamente, traz instabilidade ao joelho e muita dor.

Como Saber Se Rompi O Ligamento Do Joelho? Fique Atento Aos Sinais E Sintomas!

Para saber como se rompe o ligamento do joelho você precisa ficar atento aos sinais que seu corpo está dando. Geralmente, as pessoas começam a perceber que algo não vai da maneira certa quando começam a sentir dores intensas e inchaços frequentes.

Um sintoma muito característico é a limitação dos movimentos, que fazem com que você não possa esticar a perna ou colocar muito peso sobre ela. Correr também se torna algo muito complicado pois parece que seu joelho vai quebrar quando seu pé toca o chão.

Vermelhidão também é muito característico de lesões pelo joelho.

O joelho pode vir a estalar algumas vezes, um barulho bem semelhante a “crack” ou “ploc” e nesse minuto fica mais difícil pisar porque parece que a perna não obedece aos comandos.

Procurando Ajuda Médica

Na hora de procurar um profissional, sempre opte por um ortopedista pois ele é o único profissional qualificado para diagnosticar e tratar todos os seus sintomas. Na consulta, ele pode realizar alguns exercícios. Eles consistem em movimentos que forçam a anteriorização da tíbia em relação ao fêmur, chamado teste de gaveta, e também movimentos rotacionais, como o nome de teste de pivô dessa articulação.

Em casos de lesão, serão notados com clareza alguns sinais, como o excessivo deslocamento anterior da tíbia, durante a realização do teste de gaveta, por exemplo.

Se você buscar um ótimo profissional, só com os exames físicos ele será capaz de diagnosticar seu problema de rompimento do ligamento, porém, algumas vezes você pode romper os dois ao mesmo tempo e dificultar o diagnóstico, por isso pode ser que o seu médico peça uma ressonância magnética. A RM consegue visualizar os tecidos moles do corpo e assim dar uma visão ampla de onde exatamente está sendo afetado.

Tratamentos Do Diagnóstico

Depois que o diagnóstico é concluído, o seu médico pode surgir com duas opções: tratamento cirúrgico ou conservador. Mas, afinal, o que são eles?

Primeiro, é importante saber que fatores como idade, atividades físicas, expectativa de futuro, existência de outras lesões, sexo do paciente, já que as mulheres por motivos anatômicos e fisiológicos são mais propensas a sofrerem com essas lesões.

Tratamento Conservador

O tratamento conservador consiste na utilização de anti-inflamatórios e com a prática da fisioterapia, onde o fisioterapeuta irá tratar edemas e inchaços. Nesse caso, é estimulado o fortalecimento da musculatura da perna e do quadril, já que eles também são responsáveis por controlar o impacto sobre o joelho.

Tratamento Cirúrgico

Caso a cirurgia seja escolhida, a melhor opção consiste em repor com um enxerto de tendão do próprio paciente o local que foi lesionado ou rompido para que o mesmo possa voltar as atividades do dia a dia sem sentir dores ou ter inchaços. Após a cirurgia um processo de reabilitação é iniciado e nele, o tratamento conservador é considerado, já que para ter uma boa recuperação e conseguir obter todos os seus movimentos com 100% de eficiência.

Cuide da sua saúde, ela importa!

Como Saber Se Rompi O Ligamento Do Joelho? (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Saiba Como Voce Pode Ter Rompido O Ligamento Do Joelho
5 (100%) 2 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *