Respiração Abdominal: Aprenda Como Respirar Pelo Abdomen

Entenda as técnicas perfeitas para você!


Você sabe como respirar pelo abdomen? Desde que o momento em que nascemos até o nosso último segundo de vida, a respiração está presente nos nossos dias. E não é pra menos, ela é a grande responsável por levar oxigênio a todas as células do nosso corpo e também jogar o ar “sujo” para fora.

Sem esse processo, nós morremos em questão de segundos pois o ar rico em CO2 trataria de envenenar todas as nossas células saudáveis e causar a morte das mesmas. Mas, o que provavelmente você não sabe é que existe uma maneira correta de respirar e que você provavelmente está respirando de forma errônea.

As consequências dessa maneira incorreta pode resultar em ansiedade, problemas circulatórios e ataques de pânico. Por isso, se você quer entender e aprender a melhor forma de encher seus pulmões, continue com a leitura.

como respirar pelo abdomen

Como Devemos Respirar de Maneira Correta?

Para termos uma respiração abdominal correta, é importante dar atenção quase que exclusiva para o diafragma. Ele é um músculo que fica entre o tórax e o abdômen. Quando o ar entra nos seus pulmões, o diafragma é empurrado para baixo e o diafragma faz pressão nos seus órgãos abdominais, por isso é possível perceber através da barriga que você inspirou.

Já quando você libera o ar, ou seja, expira, o diafragma retorna ao seu lugar pois os pulmões esvaziaram. Esse processo se repete 24 horas por dia.

Pare por um segundo e observe sua respiração. Quando você inspira ou expira, qual a parte do seu corpo que mais se movimenta? Caso seja a parte superior, como ombros e tórax, há grandes evidências de que está fazendo de maneira errada e prejudicando de forma muito grande a maneira que seu corpo se ventila e elimina todo ar toxico.

Por Que é Importante Saber Como Respirar Pelo Abdomen de Forma Certa?

A resposta para essa pergunta é muito simples: Quanto mais ar no seu corpo, melhor! Oxigenando seu cérebro, ele consegue desempenhar as funções dele com mais eficiência e como consequência disso, melhora seus batimentos cardíacos, acelera seu metabolismo.

Quando você investe esforços em respirar pelo tórax, acaba desarranjando o compasso do seu coração, podendo deixar o mesmo acelerado e propenso a arritmias, dores de cabeça e cansaço.

Como Respirar Pelo Abdomen da Maneira Correta

Para respirar de maneira certa, basta apenas reeducar seu corpo e fazê-lo obedecer os seus pensamentos e o seus passos.

Primeiro passo: Para fazer esse tipo de respiração, o melhor é estar deitado com as pernas dobradas com os pés afastados e os joelhos juntos. Por estarmos de joelhos dobrados, a zona lombar é favorecida e assim facilita a respiração abdominal. Ponha as mãos uma em cima do abdômen e a outra em cima do tórax.

  1. Expire completamente, esvaziando seus pulmões e sentindo o ar ir embora com as mãos na barriga.
  2. Inspire e sinta o ar entrar nos pulmões e com as mãos na barriga sentindo a barriga aumentar de tamanho. Porém, é necessário observar que as suas costas não podem levantar do chão.
  3. Expirar de novo deixando todo o ar sair e continue sentindo novamente as mãos afundarem suavemente no abdômen, sem criar nenhuma tensão muscular ao nível dos ombros ou costas.
  4. Sempre que acabarmos de inspirar, podemos fazer uma pequena pausa de 1 ou 2 segundos para descansar a tensão acumulada e poder expirar com mais eficiência.
  5. Procure deixar a respiração fluir normalmente, sem forçar e sem esforçar para que você consiga aproveitar e relaxar toda musculatura abdominal. Imagina você como um balão inflando e desinflando conforme você respira.
  6. Se você está se sentindo confortável e bem o suficiente com sua respiração, pode tentar aumentá-las.
  7. Quando nos sentirmos à vontade podemos começar a contar o tempo da respiração, procurando fazer com que as expirações passem a ter o dobro do tempo das inspirações. Alguns exemplos de tempos que podemos usar são: 2 segundos para inspirar e 4 para expirar ou 3 segundos para inspirar e 6 para expirar.
  8. No início, antes de começar a contagem, também pode ser útil juntar uma pequena visualização: imaginar que ao expirar estamos a deitar fora tensão, desconforto, mal-estar, imaginar que, quando o ar sai, estamos também a esvaziar o nosso corpo e a nossa mente de tudo o que gostaríamos de eliminar e, ao inspirar, ao mesmo tempo que o ar entra, sentindo-nos a absorver bem-estar, tranquilidade, vitalidade ou outras qualidades positivas que queiramos cultivar.

Como Respirar Pelo Abdomen Pode Te Trazer Beneficios

  • Acaba com o estresse e principalmente a ansiedade: Se você sofre constantemente de estresse ou tem algum distúrbio de ansiedade, a respiração profunda pode ser a alternativa que te faltava. Uma vez que a inspiração e a expiração tem poder de ação direta sobre o seu sistema nervoso central. Aposte nesse exercício diário e desfrute dos resultados.
  • Diminui as chances de ter doenças: Quando você dá oxigênio as células do seu corpo, elas desempenham melhores funções fisiológicas e trabalham de maneira mais eficaz. Após uma boa sessão de respiração abdominal, a oxigenação corporal estará alta e isso influencia de forma direta da desintoxicação dos tecidos.
  • Melhora sua postura: Para que você possa executar os exercícios, você precisa estar com seu corpo alinhado e ereto, por isso, ele estimula sua melhor postura, fazendo sua coluna ficar reta e alinhada. Logo, isso refletirá em benefícios.
  • Acaba com o cansaço: Respirando você estimula o funcionamento seu corpo a funcionar e quanto mais você promove esse estímulo promove a liberação de hormônios como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e capaz de mandar pro ralo o cansaço.

Se você aliar todos esse métodos aos seus dias, notará uma grande diferença na sua saúde. Não se deixe de lado, priorize seu bem estar e abra mão de preguiça. Eu tenho certeza que em momento algum irá se arrepender da escolha feita. Entenda os sinais que seu corpo anda te dando e interprete todos para obter o melhor resultado.

Ajude seu corpo a ser o melhor para você e atinja níveis inimagináveis.

Como Respirar Pelo Abdomen (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também!

Como Respirar Pelo Abdomen

Respiração Abdominal: Aprenda Como Respirar Pelo Abdomen
5 (100%) 3 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *