Como Fazer Horta Em Casa (ou Apt)

A falta de espaço não irá mais ser um problema para você!


Como Fazer Horta Em Casa? Você alguma vez se imaginou podendo plantar e colher seu próprio alimento? Economizar na hora de fazer a feira? Ter uma atividade para estimular as crianças? Se você plantar, você consegue alcançar! E o espaço não é o problema!

Como Fazer Horta Em Casa
Como Fazer Horta Em Casa?

Como Fazer Horta Em Casa?

Para começar sua horta, a única coisa que você irá precisar é querer ter uma. Muitas vezes morar em casas pequenas ou em apartamento nos desestimula a plantar, mas, é totalmente possível ter algo para você e quando notar que seu trabalho está gerando frutos (literalmente), isso servirá como gás para que continue com sua plantação.

O sabor do que é feito em casa pode ter um gosto muito diferente do que você compra no supermercado, pois não há adição de nenhum agrotóxico ou pesticida. O seu paladar ficará muito mais apurado e se deliciará com a explosão na sua degustação.

Atrativo Para As Crianças

Crianças são naturalmente curiosas. A plantação de alimentos serve como uma ótima alternativa de introdução de uma alimentação mais saudável na vida dos pequenos. Reservar um tempo e colocar a mão na terra junto a elas será uma atividade extremamente relaxante e consciente, porque elas terão a noção da importância de respeitar a natureza e da importância de se alimentar bem. A hora da refeição será divertida e elas ficarão empolgadas por comerem o que plantaram.

Você Vai Quer Mudar Seus Hábitos Alimentares

O que eu vejo muito as pessoas falando é que se alimentar bem custa caro e é difícil ter alimentos sempre fresquinhos na geladeira pela falta de tempo em ir a feira. Mas, com temperos, legumes e verduras ali na porta da sua casa, será quase impossível você ignorar a presença deles.

Como uma variedade ali, você irá estimular a sua criatividade em criar novos pratos e quem sabe até despertar um lado MasterChef da sua personalidade e fazer você se inspirar a se aventurar na cozinha.

Com uma rotina alimentar mais saudável, você sentirá a energia que os alimentos podem lhe proporcionar será um diferencial delicioso na sua vida. Sua saúde vai mudar e conseguirá notar as mudanças físicas em poucas semanas.

Como Fazer A Sua Horta? Mãos a Obra!

Você vai me prometer que a falta de espaço não será mais uma desculpa para não ter sua horta, certo? É hora de procurar alternativas e eu vou dizer quais você pode usar. Existe algum espaço na sua residência que bata luz solar por algumas horinhas por dia? Pois é só disso que suas plantas irão precisar.

Muitas horas de sol te permite ter uma horta bem completa com legumes, verduras, ervas e especiarias. Se o sol bater durante menos tempo, você pode apostar nas ervas.

Agora, é importante saber quanto de espaço você tem para a plantação, pois ela determinará a forma que sua horta vai começar e se fixar.

  • Quintal: Se você tem um quintal, pode plantar diretamente na terra. Aproveite o espaço que a natureza te deu.
  • Caixotes de Madeira: Eles são bem espaçosos e perfeitos para plantas variações num único lugar. Ainda são bem baratos.
  • Floreiras: Se seu espaço é muito pequeno, você pode apostar nas floreiras que ainda irão enfeitar sua casa.
  • Reciclagem: Copos de plástico, garrafas pet, caixas de papelão e potes de vidro são uma opção ecologicamente correta e vai poupar seu bolso.
  • Horta Vertical: Você mora em apartamento? Então essa opção cabe para no seu apartamento e no seu bolso. Ela é feita encostada na parede com base de madeira e os vasinhos podem ser feitos a partir da reciclagem.

Não esqueça de colocar pratinhos embaixo com areia para que não vaze a água que foi adicionada e para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças como a dengue e zika.

Detalhes Fundamentais Para Sua Horta Não Morrer

Agora que você já sabe onde plantar e como plantar a partir desse espaço que você tem, é importante saber a forma que você você deve proceder com a plantação para poder colher frutos bons para o consumo.

O Sol

É importante que sua horta receba luz solar direta. Nada de lâmpadas ou menos de duas horas por dia.

Água É Fundamental

Molhar sua planta é importante para que ela cresça de forma saudável sem apodrecer o solo ou perder seus nutrientes.

A quantidade de agua varias de planta para planta, então, o ideal é procurar as necessidades de cada uma delas. Se você comprar as sementes, o card que vem junto as elas obtêm as informações de cada uma delas. Quantidade de água, profundidade que deve ser plantada, espaçamento e horas de exposição solar.

Caso você não tenha acesso a essas informações, enquanto sua planta não cresce, não molher com a mangueira ou regador, borrife água até o solo ficar úmido. Se tiver dúvidas sobre quando regar novamente, enfie seu dedo na terra. Se ele sair com terra grudado, o solo está com água, se não, é hora de regar de novo.

Atenção Ao Solo e Adubagem

Existem diversos tipos de solos para o plantio, o ideal é consultar uma loja especializada para comprar o tipo que atenda as suas necessidades. Muitas vezes qualquer terra a ser colocada pode ser pobre em nutrientes e gerar dificuldades para a planta criar raízes e se fixar.

Já em relação a adubagem, o melhor para suas plantas e para sua saúde é utilizar compostos orgânicos pois são extremamente ricos em nutrientes e fornecerão o melhor ao seu corpo. Lembre-se de adubar a cada 10 dias.

Onde Você Pode Comprar Suas Sementes?

Para iniciar sua plantação, você pode utilizar as sementes que você já tem em casa de frutas ou verduras. Pode adquirí-las em mercados, lojas de produtos naturais ou casas de jardinagem.

Sempre se lembre de ler o encarte para que a vida da sua horta seja a mais longa possível.

Como Fazer Horta Em Casa (Vídeo)

Gostou do artigo? Leia também

Como Fazer Horta Em Casa

Como Fazer Horta Em Casa (ou Apt)
5 (100%) 4 votes




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *